quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O Geógrafo Ademário Barbosa e a ECOMENSOR

A ECOMENSOR (click aqui) representa o mais recente canal de prestação de serviços Geográficos, de Georreferenciamento de Imóveis Rurais e de Geotecnologias Ambientais, tanto para iniciativa privada quanto para órgãos públicos dos entes federados com o escopo de desenvolver atividades relacionadas ao Meio Ambiente, Regularização Fundiária e Mapeamentos em Geral que auxiliem no efetivo planejamentos dos interessados.
Tal proposta nasce da iniciativa do Geógrafo e Especialista em Geoprocessamento, Ademário Barbosa, CREA n° 270873412-1 que ao concluir o Curso de Georreferenciamento de Imóveis Rurais (PUC-GO) decide contribuir, de forma mais efetiva, com o avanço da Ciência Geográfica no Estado da Bahia, no tocante aos aspectos geotecnológicos do setor para corroborar no planejamento e ordenamento territorial.

Especificamente, com o advento da Lei Federal n° 10.267/2001, regulamentada pelo Decreto n° 4.449/2002, os imóveis rurais sujeitos a qualquer alteração cartorial, somente será efetivada mediante Certificação do INCRA, que trata de levantamento georreferenciado dos limites definidores do referido imóvel e a devida atualização cadastral.

Para tanto, somente os profissionais, devidamente credenciados ao INCRA poderão realizar as atividades de Georreferenciamento dos respectivos imóveis, conforme legislação vigente e de acordo com a Norma Técnica de Georreferenciamento de Imóveis Rurais do INCRA - 2ª Edição.

Neste sentido, o Geógrafo Ademário Barbosa, código de credenciamento do INCRA - GIG, encontra-se apto a realizar toda e qualquer atividade de Georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos, conforme legislação vigente, corroborando assim, com o processo de regularização fundiária no meio rural e urbano no Estado da Bahia, Sergipe e demais estados da federação.

A seguir, temos a oferta de outros serviços disponibilizados pelo respecto profissional no exercício de suas atribuições Geográficas:

GEOPROCESSAMENTO - Consiste na oferta de serviços geotecnológicos como auxílio no planejamento e ordenamento territorial dos municípios e microrregiões do Estado da Bahia com o objetivo central de promover as ferramentas necessárias relacionadas a uma melhor prestação de serviços públicos de segurança, educação, saúde e meio ambiente:

SEGURANÇA PÚBLICA - Tais tecnologias contribuem através da atualização cartográfica das regiões de atuação de cada comando militar e/ou guarda civil, destacando e cadastrando as principais feições, conforme finalidade específica.

EDUCAÇÃO - O uso da cartografia digital no meio educacional pde ser compreendida como a principal ferramenta no auxílio ao planejamento da rotas do transporte escolar, bucando assim, reduzir os respectivos custos do setor.

SAÚDE - A Cartografia da Saúde não é algo novo, mas sim, uma ferramenta pouco utilizada pelas respectivas secretarias do setor. Neste sentido, pode-se destacar que tal atividade aproxima o profissional da saúde à realidade da sua área de atuação a partir da espacialização dos principais aspectos sócioambientais das famílias cadastradas e/ou visitadas.

MEIO AMBIENTE - A amplitude deste aspecto nos simplificar a utilização desta ferramenta a partir do uso de imagens de satélites na atualização cartográfica ambiental, mapeando as APP - Áreas de Preservação Permanentes, bem como de uso e ocupação do solo. Tais produtos podem auxiliar o gestor ambiental no devido acompanhamento da realizadade ambiental do seu município, bem como no efetivo cadastramento dos principais poluidores e/ou agentes de degradação ambiental, tendo como principal instrumento, o SIG - Sistema de Informações Geográficas.

Por fim, ressalta-se que o SIG pode e deve ser objeto de utilização também nas áreas de SEGURANÇA, EDUCAÇÃO e SAÚDE, visto que a espacialização dos fenômenos contribuem e muito para uma melhor compreensão dos princpais aspectos definidores da sua respectiva distribuição espacial. Tal conhecimento, condiciona o gestor a uma melhor tomada de decisão com o objeto central de minimizar os fatores negativos que o circundam, ampliando assim uma melhor prestação de serviço público na área em questão.

Para maiores informações, entre em contato com o Geógrafo Ademário Barbosa, através do site da ECOMENSOR:


AUTOR: ABarbosa - Geógrafo e Especialista em Geoprocesamento e em Georreferenciamento de Imóveis Rurais. (Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8628398851873819)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger