terça-feira, 10 de maio de 2011

Artigo Sobre Pinturas Rupestres da Serra do Tombador - Jacobina - Bahia

Ademário Dias Barbosa, UEFS/BA, E-MAIL: ademariodiaz@gmail.com

RESUMO

Este trabalho apresenta as principais características dos Sítios Arqueológicos do Tombador como resultados das análises de conservação e preservação dos painéis rupestres e seu entorno, identificados em áreas degradadas e/ou em processo de degradação a partir de atividades relacionadas à pecuária extensiva e exploração mineral. A região pesquisada está localizada a sudoeste da cidade de Jacobina, Estado da Bahia, onde foram localizados nove (9) painéis com representações rupestres. Para a realização deste trabalho foram usados dados temáticos de Litologia, declividade, usos da Terra (especialmente pecuária e mineração), APP e áreas com processos minerários no DNPM. Todos esses dados foram cruzados através de procedimentos geotecnológicos (análises e processamento das imagens de satélite de Alta Resolução e do MDT). Obtiveram-se assim os principais padrões Geoambientais relacionados aos lugares com ocorrências de pinturas rupestres como resultado do procedimento anterior. Os aspectos estruturais dos painéis foram identificados e descritos como ferramenta fundamental, tanto na caracterização das referidas representações, quanto como instrumento complementar na definição do padrão das ocorrências, supracitados. As zonas dos polígonos das áreas com processos de exploração mineral, abertos no DNPM, são consideradas áreas de conflitos potenciais, mantendo-se uma relação diferenciada de acordo com a fase em que se encontram os processos minerários, o que caracteriza diferentes níveis de conflitos potenciais. Com isso, os resultados estabeleceram os principais agentes de degradação ambiental dos painéis rupestres, as principais áreas de concentração desses conflitos e a situação ambiental dos Sítios pesquisados. Assim, a caracterização e representação dos registros rupestres, identificados na Serra do Tombador, estabeleceram um padrão Geográfico capaz de proporcionar, análises Geoestatísticas a partir da Lógica Nebulosa (Fuzzificação) podendo gerar a Modelagem de áreas potenciais de ocorrências de painéis com representações rupestres. Os resultados desta pesquisa contribuem para um melhor entendimento da situação do espaço geográfico estudado, bem como, para proporcionar perspectivas futuras de preservação e conservação ambiental do lugar, além de fornecer informações imprescindiveis para as políticas públicas direcionadas à Arqueologia Local.

Palavras-chave: Representação Rupestre, Geotecnologias, usos da terra, conflitos.


1 INTRODUÇÃO

A caracterização e representação dos Sítios Rupestres da Serra do Tombador representam uma importante contribuição Geográfica para a Arqueologia, na medida em que pode auxiliar o poder público na aplicação de políticas direcionadas à preservação e conservação dos referidos registros pré-coloniais. A área de referência de caracterização Geoambiental compreende um trecho de 50 km² e está localizada a SW da cidade de Jacobina, Estado da Bahia (Figura 1). Contudo, a área total dos Sítios Arqueológicos do Tombador está relacionada a 180 km², onde estão distribuídos 14 painéis ao longo da borda da Serra do Tombador. Assim, destaca-se que a área de 50 km² será detalhada tanto, em seus aspectos ambientais quanto, dos aspectos que configuram o Sitio Arqueológico Toca do Fole.
Figura 1 – Localização da área pesquisada.

O objetivo deste trabalho foi representar e caracterizar os registros rupestres e seu entorno, ao longo da Serra do Tombador, mais especificamente no trecho correspondente ao município de Jacobina, reunindo dados e informações necessárias à referida proposta, a partir da análise de imagem Ikonos, do MDT e levantamento de campo. De forma específica buscou-se caracterizar e delimitar os aspectos geográficos da referida área a partir da situação ambiental, buscando identificar os principais aspectos dos sítios e seu entorno, objetivando gerar dados que podem modelar as áreas potenciais de ocorrênias de outros registros rupestres, ao longo Formação Tombador.

Na região da Serra do Tombador e, em especial, nos locais das ocorrências dos Sítios Arqueológicos do Tombador, ocorrem processos de exploração dos recursos naturais identificados por extração de arenito e desflorestamento para a criação de pastos e produção de carvão. De acordo com suas características esta área apresenta um significativo potencial para ocorrência de sítios rupestres, apresentando, entretanto, alguns conflitos de uso. Sendo assim, para propor uma melhor intervenção sobre a mesma se faz necessário conhecer e indicar os conflitos existentes, principalmente, a partir do seu dimensionamento.

Entendemos que os resultados deste trabalho trarão significativas contribuições tanto, na compreensão do espaço geográfico em questão, quanto da importância das representações rupestres estudadas para a arqueologia local, aqui representada por pinturas Geométricas, Zoomorfas e Antropomorfas.

2 MATERIAIS E MÉTODOS

Na realização do referido estudo foram utilizados os seguintes materiais: (a) Imagens Ikonos II, de 2 de fevereiro de 2007, pancromática, georreferenciada e com resolução espacial de 1m; (b) O Modelo Digital de Terreno (MDT) SRTM-NASA com resolução espacial de 90m; (c) Base Topográfica Digital – SEI na escala de 1:100.000; (d) máquina fotográfica; (e) Os softwares (ArcGIS 9.2, ENVI 4.3, Global Mapper 8, Surfer 8, Excel 2003 e o Geocalc 3.09); (f) As fichas do CNSA – Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos. Corroborando com tais procedimentos a análise da metodologia pode ser observada na (Figura 2) a seguir.
 Figura 2 - Fluxograma Metodológico.

Inicialmente foi realizada a etapa do PDI, dividida entre as fases do pré-processamento, processamento e pós-processamento. Neste contexto, o pré-processamento está representado pela correção geométrica da imagem Ikonos e pelo recorte da imagem do MDT, correspondente à área de estudo. O processamento é representado aqui pela composição da imagem Ikonos, destacando os alvos para a elaboração do mapa de uso, como também, pela reamostragem do SRTM-NASA onde, gerou o MDT com uma resolução espacial de 30m que deu suporte ao pós-processamento, caracterizado pela elaboração dos mapas de Hipsometria e declividades. As análises das características ambientais, distribuição espacial dos processos de exploração mineral, bem como, da caracterização dos Sítios Rupestres, proporcionaram a confecção dos mapas de conflitos da área estudada. Neste sentido, destacamos que tais procedimentos foram realizados a partir de um SIG com aplicações de técnicas de Álgebra de Mapas e a análise dos dados coletados no campo.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

3.1 MAPEAMENTO DO USO DA TERRA

A (Tabela 1) representa os dados absolutos e relativos das classes dos usos da terra do Trecho Sul do Tombador, tendo como complemento a representação das mesmas classes no gráfico da (Figura 3).
Tabela 1 – Dados quantitativos dos Usos da Terra.

As classes relacionadas e apresentadas na tabela anterior estão representadas na (Figura 4), destacando os principais usos da terra (Afloramento Rochoso, Caatinga Arbórea, Corpo d’Água e Floresta Estacional) que servirão de parâmetros ambientais que caracterizam o entorno do Sítio Arqueológico Toca do Fole.

 
Figura 4 – Mapa de uso da terra do Trecho Sul do Tombador.


3.2 MAPEAMENTO DAS ÁREAS COM PROCESSOS MINERÁRIOS NO DNPM

As áreas representadas na (Figura 5) estão relacionadas a processos atualizados até o dia 22 de outubro de 2008, estando sujeitos a alterações concernentes às fases, de acordo o atendimento às exigências normais estabelecidas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

 
Figura 5 – Mapa das áreas com processos de requerimento mineral, junto ao DNPM.
 
A partir da análise da (Figura 5) observa-se que grande parte do Trecho Sul do Tombador encontra-se coberta por delimitação das áreas referentes aos processos de requerimento de exploração mineral, junto ao DNPM, correspondendo a 38,92 km² que equivale a 77,83% de toda área estudada.

A (Tabela 2) apresenta a síntese das representações mapeadas, através de dados absolutos e relativos, relacionados a cada fase dos processos. Assim, as áreas em disponibilidade correspondem a três processos, num total de 9,36 km², equivalente a 18,72%do Trecho Sul do Tombador. O processo em fase de requerimento de pesquisa está relacionado a uma área de 9,52 km² que corresponde a 19,04% da área estudada. Temos seis processos em fase de autorização de pesquisa, correspondendo a 13,80 km², equivalente a 27,59% da área pesquisada. As áreas em fase de requerimento de lavra estão relacionadas a dois processos que correspondem a 6,24 km², ocupando 12,48% do Trecho Sul do Tombador. Na área estudada não há registro de processos em fase de concessão de lavra.
 
Tabela 2 – Síntese das fases dos processos no DNPM referentes ao Trecho Sul do Tombador.



3.3 MAPEAMENTO DAS ÁREAS COM LIMITES DE USO

As APP – Áreas de Preservação Permanentes foram levantadas a partir do Código Florestal (Art. 2° da Lei n° 4.771/65), bem como, a Resolução do CONAMA 303/02. Contudo, o foco desta pesquisa está relacionado às áreas de vegetação destinadas à proteção de sitios.

De acordo com a metodologia proposta, foram elaborados os mapeamentos das áreas com limitações de uso de vegetação destinada a proteção de sítios que, como demonstra a (Tabela 3), representam 0,007 km², equivalendo a 0,01% da área da pesquisa, caracterizando os pontos referentes aos locais de ocorrências dos painéis rupestres do Sítio Arqueológico Toca do Fole.
Tabela 3 – Síntese das áreas com limitações de uso no Trecho Sul do Tombador.

 
3.4 MAPEAMENTO DOS CONFLITOS DE USO DA TERRA E AS ÁREAS COM SÍTIOS RUPESTRES

A (Tabela 4) apresenta que 1800m² de área representam as zonas de conflitos de mineração que equivale a 25% do zoneamento total neste tipo de APP. Assim, as APP de vegetação destinada à proteção de sítios, dispõem de 5400m² de área conservada que representa 75% do total desta APP. Diante das observações, destaca-se que as ações de extração mineral têm estabelecido riscos de depredação a 2 dos 9 painéis que compõem o sítio Toca do Fole.
Tabela 4 – Síntese da representação quantitativa das áreas de conflitos em APP de vegetação destinada à proteção de sítios do Trecho Sul do Tombador.
 
 
3.5 ESTRUTURA GEOAMBIENTAL DOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DO TOMBADOR

A (Tabela 5) demonstra predominância das representações rupestres caracterizadas de Geométrica, seguida por representação Zoomorfa e algumas Antropomorfas. Na coluna 4, podemos observar que as ocorrências estão localizadas, predominantemente, em altitudes acima de 900m. Outro ponto importante está relacionado à proximidade de corpos d’água, tipo lagoa, em média de 192m. As referidas pinturas estão distribuídas em painéis expostos em abrigo, em quase sua totalidade. E para finalizar, destaca-se que este sítio possue em seu entorno, uma cobertura vegetal de Caatinga Arbórea Densa, tendo a Caatinga Arbórea Aberta, proximidade em 3 dos 9 painéis.
 Tabela 5 – Padrões identificados a partir dos painéis rupestres do Sítio Toca do Fole.

A (Tabela 6) que apresenta as características de 4 outros sítios rupestres, localizados ao longo da Serra do Tombador que devem ser utilizados como parâmetros adicionais num processo posterior de análises e definições de amostras dispersas na área estudada.
 Tabela 6 – Padrões identificados a partir dos painéis rupestres distribuídos ao longo da Serra do Tombador.
 
A (Figura 6) apresenta imagens da situação da vegetação natural ao redor de painéis rupestres na Toca do Pedipalpi. Na primeira imagem podemos observar os grafismos Geométricos, Zoomorfos e Antropomorfos, no painel principal do Sítio Toca do Fole. Na (Figura 7) observamos a destruição da vegetação natural, ao redor do painel rupestre, ocasionada por incêndio florestal, provocado por fazendeiros da região.
Figura 6 – Grafismos rupestres e a situação ambiental no entorno do Sítio Toca do Fole.
 

Figura 7 – Situação ambiental no entorno do painel rupestre do Sítio Toca do Fole.

 
4 CONCLUSÕES

A caracterização e representação dos registros rupestres dos Sítios Arqueológicos do Tombador demonstraram as principais características da área estudada a partir da classificação dos alvos escolhidos e dos resultados obtidos em suas análises. Devido a uma maior concentração dos painéis rupestres estarem relacionados ao Sítio Toca do Fole, observa-se que os 9 painéis que o compõe, possue uma estrutura dos grafismos, em bom estado de conservação, distribuídos entre Geométricos, Zoomorfos e Antropomorfos. Contudo, os dados demonstram que, mesmo com uma grande ação antrópica relacionada à pecuária extensiva, ressalta-se que a extração mineral representa a maior ameaça direta à conservação e preservação dos referidos painéis. Neste sentido, podemos destacar que as áreas com processos minerários, junto ao DNPM, representam para os sítios estudados, uma verdadeira ameaça em potencial, devido à possibilidade de instalação e/ou regularização de atividades de mineração no entorno destas representações. Os sítios analisados possuem características geoambientais que demonstram uma maior concentração de seus painéis em áreas de meia-encosta, proximidade média de 192m de corpo d’água, distribuição espacial em altitudes acima de 900m, possue cobertura vegetal em seu entorno caracterizada por Caatinga Arbórea Densa e Caatinga Arbórea Aberta e a maior parte dos painéis estão grafados em abrigos rochosos. Neste sentido, podemos observar que todos esses dados denotam um padrão dessas ocorrências como principais características do Sítio Arqueológico do Tombador. Diante do exposto, podemos concluir que a situação do Sítio Arqueológico do Tombador representa um importante arcabouço teórico para a Arqueologia local na medida em que demostra sua situação ambiental, características dos grafismos, bem como, seus agentes de degradação e as potencialidades de depredação. Assim, os resultados desta pesquisa proporcionaram à região os conhecimentos básicos necessários à aplicação de ações concretas para minimizar a situação de degradação ambiental e planejar ações diretas que garantam a conservação e preservação das representações rupestres, aqui caracterizadas pelo Sítio Arqueológico do Tombador.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CROSTA, Álvaro Penteado. Processamento Digital de Imagens de Sensoriamento Remoto. Campinas, SP: IG/UNICAMP, 1993.

DUSI, Luciane. Conflitos de Uso do Solo na Gestão Ambiental de Bacias Hidrográficas – BH Urubici. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental). Florianópolis: PPGA/UFSC, 2007.

ETCHEVARNE, Carlos Alberto. Escrito na Pedra: cor, forma e movimentos nos grafismos rupestres da Bahia. Rio de Janeiro: Versal, 2007.

JORGE, Vitor Oliveira. Conservação e valorização de sítios arqueológicos: algumas reflexões. Olhar o Mundo como arqueólogo. Quarteto, Coimbra. 2003.

MANUAL TÉCNICO DE USO DA TERRA. 2° edição. Rio de Janeiro: IBGE, 2006.

MARTIN, Gabriela. Pré-História do Nordeste do Brasil. Recife, PE: Editora Universitária da UFPE, 1999.

MIRANDA, E. E. de; (Coord.). Brasil em Relevo. Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2005. Disponível em: <http://www.relevobr.cnpm.embrapa.br>. Acesso em: 15 fev. 2008.

PEDREIRA, A.J.; Rocha, A.J.D. 2000. Serra do Tombador, Bahia. In: SCHOBBENHAUS, C.; CAMPOS, D.A.; QUEIROZ, E.T.; WINGE, M.; BERBERT-BORN, M. (Edit.) Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. Publicado na Internet em 17/02/2000 no endereço <http://www.unb.br/ig/sigep/sitio031/sitio031.htm>. Acesso em: 15 mai 2007.

SILVA, Ardemírio de Barros. Sistema de Informações Geo-Referenciadas: conceitos e fundamentos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003.

SOTCHAVA, V. B. O estudo de geossistemas. Métodos em Questão, 16. São Paulo. USP. 1977.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger