sexta-feira, 22 de abril de 2011

A Preguiça Gigante de Jacobina - Bahia

 
Exposição do material fóssil encontrado em Jacobina - Bahia.

Existiram alguns gêneros de Preguiças Terrícolas, destacando-se o Eremotherium, com seu comprimento de até 6 m do focinho à extremidade da cauda, e altura de até 4 metros, pesando até entre 4 e 5 toneladas. Habitava desde o sul do Brasil até a porção média da América do Norte.

Descoberta e coletada entre as décadas de 70 e 80 do século passado, a Eremotherium foi o grande achado de Preguiça Gigante, com idade geológica do Pleistoceno Superior ou, mesmo, Holoceno, encontrada na Gruta da Onça, localizada no Distrito de Caatinga do Moura, município de Jacobina - Bahia. (Revista Brasileira de Zoologia)

Tido como uma das maiores descobertas Paleontologicas da região do Piemonte da Diamantina, os fósseis relacionados a este mamífero, encontram-se em exposição no Museu Nacional Quinta da Boa Vista, Estado do Rio de Janeiro.

Esta espécie era também chamado "Megatério", pois é esse o nome da Família Megatheriidae, à qual pertence, juntamente com o Megatherium. Este foi uma outra preguiça terrícola gigante, mas que se distribuiu somente do sul do Brasil até o sul do continente americano, não tendo aparecido, portanto, em nossos terrenos.
Exposição do material fóssil encontrado em Jacobina - Bahia.
  
Outros gêneros de preguiça terrícola menores encontrados em nossos terrenos foram  o Mylodonopsis, o Nothrotherium, o Iporangabradys, o Valgipes e o Ocnotherium.

Como pode-se observar, Jacobina e região tem se destacado, ao longo da história, como importante fonte de dados e informações concernentes à história Pré-Colonial e Colonial do Estado da Bahia e do Brasil. Assim, podemos concluir que este território deveria ter um espaço adequado para salvaguardar seus achados para que se fortaleça o entendimento do passado e se compreender melhor o presente.

Exposição de imagem representativa de uma Preguiça Gigante.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger