terça-feira, 13 de setembro de 2011

IBGE lança Manual de Geociências sobre Base Cartográfica do Brasil 1:250.000


O IBGE lança hoje o Manual Técnico de Geociências utilizado na construção da Base Cartográfica Contínua na escala de 1:250.000, que pode ser acessado em ftp://geoftp.ibge.gov.br/documentos/cartografia/Manual_Procedimento_Tecnico.pdf. O evento será às 10 horas, no auditório do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI), localizado na Rua General Canabarro, 706, Maracanã, Rio de Janeiro.

A Base Cartográfica Contínua (BC250) é um mosaico digital do Brasil em escala 1:250.000 (em que 1 cm no mapa significa 2,5 km no terreno), disponível em formato shape (que permite utilização em programas de geoprocessamento) no link ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas/base_vetorial_continua_250mil para 89% do território nacional, com previsão para conclusão no primeiro semestre do próximo ano. Essa base constitui referência cartográfica para as ações de planejamento, monitoramento e atualização das informações dos recursos naturais do país.

Produzido pela Coordenação de Cartografia da Diretoria de Geociências do IBGE, o Manual de Procedimentos Técnicos para Fiscalização, Controle de Qualidade e Validação da Base Cartográfica na escala de 1:250.000 corresponde ao número 12 da série Manuais em Geociências. Visa orientar a atividade de fiscalização de serviços de mapeamento, padronizando procedimentos, como o preparo de imagens e desenhos de mapas, garantindo a qualidade do material produzido.


Comunicação Social
13 de setembro de 2011


0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger