sexta-feira, 17 de junho de 2011

GPS subterrâneo: finalmente possível

 
O GPS está em todo lugar, em seu carro, em seu celular, por toda a parte, exceto no subsolo.

Como os sinais do GPS não conseguem penetrar no solo, o aparelho não pode ser usado em cavernas ou minas. Uma empresa suíça, no entanto, encontrou uma solução inteligente para este problema e apresenta agora o primeiro GPS Subterrâneo.

Desde 2004, pesquisadores do Instituto Suíço de Espeleologia e Carstologia (ISSKA) estavam trabalhando em um sistema de posicionamento subterrâneo.

Em 2010 a empresa InfraSurvey foi fundada para comercializar a ideia. Um novo protótipo foi desenvolvido (U-GPS v2) e testado em situações do mundo real. Agora é ainda possível acompanhar um espeleólogo em tempo real (ver o filme em www.infrasurvey.ch/).

O sistema consiste em:

Subterrâneo: um emissor móvel (8 kg).
Na superfície: quatro receptores em posições fixas determinadas por GPS, um link de rádio entre os receptores e um computador com software personalizado para analisar e visualizar os sinais.

Como funciona?

Os receptores são colocados sobre a superfície, aproximadamente em cima da passagem subterrânea a ser localizada. O transmissor subterraneo envia um sinal que é detectado pelos receptores de superfície. O computador então calcula a posição exata e a visualiza, tornando possível acompanhar o objeto em movimento em tempo real, cobrindo uma superfície de 300 x 300 m, sem a necessidade de mudar de posição os receptores da superfície.

Uma versão menor, mais leve está sendo desenvolvida (com menos de 6 cm), e também uma versão à prova d’água (IPX 8, até 100 m). Estas novas versões estarão disponíveis ainda em 2011.

Fonte:http://www.karstworlds.com/2011/01/underground-gps-finallypossible.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+KarstWorlds

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger